Não estava planeada uma visita ao Mercado da Ribeira quando decidimos rumar até Lisboa no fim-de-semana passado mas também não foi por mero acaso que o fomos conhecer. Dois dias antes li, no blogue da Telma, que o 'novo' Mercado iria abrir ao público no dia 18 de Maio, Domingo, pelo que, e viciados que somos em tudo o que meta mercados, não podíamos deixar de passar por lá!

A história deste mercado não é recente, no entanto, o edifício como o vemos hoje data já do século XX (1930) aquando terminadas as obras do projecto de João Piloto (Arq.). Porém, e após a abertura do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em Julho de 2000, o Mercado da Ribeira passou a ser apenas retalhista e consequentemente a perder clientes, passando então, a partir dessa altura, também a servir de palco para actividades culturais e recreativas. 

Agora concessionado o espaço à revista TimeOut, esta colocou mãos à obra para, e como a própria refere, fazer a primeira revista do mundo que se pode ler, comer, beber, ouvir e dançar, não poupando esforços para recuperar o movimento de outrora do Mercado da Ribeira, e pelo que assisti parece que estão no bom caminho!

O espaço, aberto até então, é constituído por uma zona de mercado tradicional onde se vende fruta, hortaliças, carne e peixe e pela zona de restauração, organizados na área envolvente, onde se pode comer e/ou petiscar por diferentes valores. A ideia deste tipo de mercado não é nova, aliás Lisboa já contava com o Mercado de Campo de Ourique, que tive oportunidade e igual gosto de conhecer na noite anterior. 

Acredito mesmo que neste tipo de projecto o importante é a recuperação e reabilitação desenvolvendo assim condições para a criação de novos negócios ao mesmo tempo que se apoia a sustentação dos existentes. Pelo que me foi possível conhecer, gostei bastante de ambos! Apenas acho, ao contrário do que acontece no norte de Espanha, que dão pouca liberdade de decoração aos espaços concessionados ficando todos eles por excesso muito idênticos. Na verdade muito giros, mas de um modo geral muito similares.

Nota: Pelo que percebi o projecto da revista TimeOut para o Mercado da Ribeira não termina por aqui estando previstas outras intervenções e promoções no mercado. Ansiosa por descobrir quais são! 


Time Out / Mercado da Ribeira  
Av. 24 de Julho, Cais do Sodré
De domingo a quarta-feira das 10h às 24h

De quinta-feira a sábado das 10h às 02h