Depois do post dedicado ao primeiro dia da estada no Alentejo (link), chega o post dedicado a Elvas, que fizemos questão de visitar no nosso segundo dia, e vá também um pouco a Mérida, que embora pertença ao país vizinho, fica a um pequeno salto e não fazia sentido deixar de conhecer.

Todo o centro histórico de Elvas, as muralhas abaluartadas, os fortes de Santa Luzia e Graça, o aqueduto da Amoreira e os três fortins: São Pedro, São Mamede e São Domingos ou da Piedade estão classificados como Património da Humanidade, pelo que apesar do município deter uma diversidade natural e paisagística integrada nas paisagens do Norte Alentejano ficámo-nos pela cidade.

O dia começou cinza e terrivelmente fresco mas que em nada impediu as pessoas (residentes e turistas) de percorrer ruas e ruelas, de se sentarem e usufruírem as praças e recantos trazendo por isso maior alegria à cidade!

Bem depois do almoço rumamos até Mérida, infelizmente, e sem marcação prévia apenas conseguimos visitar o teatro e o anfiteatro romanos às 20 horas, impossível por isso de registar, mas sem dúvida imprescindível de visitar! Mas Mérida não se fica por aqui. Por um centro histórico cheio de vida e animação visitamos, percorrendo a pé, os monumentos: Pórtico del Foro Municipal, Templo de Diana e Palácio de Los Corbos, Ponte romana sobre o rio Guadiana e o Arco de Trajano, assim como a Puerta de la villa e a Praça de Espanha onde não houve como resistir às tapas acompanhadas por una cerveza. Depois de carro é obrigatório visitar o Aqueduto de Los Milagros e a ponte romana sobre o Rio Albarregas.

IGREJA DE Nª SRª DA ASSUNÇÃO (ANTIGA SÉ)
TORRE FERNANDINA
FORTE SANTA LUZIA
FORTE DA GRAÇA
AQUEDUTO DA AMOREIRA

PÓRTICO DEL FORO MUNICIPAL

PUENTE ROMANO SOBRE EL RÍO GUADIANA






AYUNTAMIENTO
PLAZA DE ESPAÑA
--- ---

ONDE PARAR:

Restaurante almoço [Elvas] 'O Lagar' 
As doses foram bem servidas, ficou imenso almoço na mesa, por isso perguntem diretamente se uma dose não será o suficiente para dois. 
Restaurante jantar/petisco [Estremoz] 'Alecrim'
Alojamento [Estremoz] 'Pateo dos Solares'

>>> Acompanha também as novidades no Facebook e no Instagram (@paginaaolado) <<<